A Fazenda Penalva segue rígidos padrões de criação e manejo, se destacando entre os melhores resultados zootécnicos da Suinocultura Brasileira e Internacional, e produzindo carcaças de qualidade superior para abastecer o mercado de Juiz de Fora e região.
Para garantir a máxima qualidade na suinocultura a Fazenda Penalva tem como base 5 pilares principais:
Genética: A Fazenda Penalva faz uso de genética líquida, a qual incorpora ao sistema de produção, o que há de mais avançado em melhoramento genético de machos reprodutores e matrizes com alta performance proporcionando a produção de animais com maior percentual de carne magra (56 a 58%), menor deposição de gordura e melhor conversão alimentar de rebanho. A seleção de matrizes também contribui para um maior número de leitões por parto e maior produção de quilos produzidos por matriz ao ano.
Nutrição: As dietas são formuladas por nutricionista para atender as necessidades dos suínos em suas diferentes fases de desenvolvimento.
O alimento consumido pelos animais é produzido na fábrica de ração da própria Fazenda Penalva, sob rigoroso controle de qualidade, uso de insumos de excelente qualidade, seguindo as boas práticas de fabricação e respeitando as normas quanto ao uso de aditivos e promotores de crescimento, em conformidade com as exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Sanidade: A saúde dos suínos é garantida através das normas de biossegurança, para prevenir a entrada de doenças que comprometam a qualidade e a segurança do produto para o consumidor. Os animais são monitorados através de exames laboratoriais e submetidos ao rígido programa de vacinação, sob o acompanhamento de médico veterinário.
Instalações: Com foco no bem estar dos animais, eles são mantidos em construções confortáveis e projetadas para minimizar as variações de temperatura, com controladores de temperatura de acordo com a idade dos animais.
Equipe técnica: A suinocultura da Fazenda Penalva é formada por uma equipe treinada e comprometida com as metas e resultados zootécnicos e econômicos, que buscam constantemente conhecimentos em genética, nutrição, sanidade, instalações de gestão, através de consultores, congressos nacionais, internacionais e benchmarking.